ROLAR A PAGINA

02/10/2014

PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Maria Wilma Araújo Neves
PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ano “C”
PERÍODO: Agosto e Setembro de 2014

 Justificativa: 
      Um dos grandes desafios da escola nos dias atuais é criar mecanismos eficazes para que o aluno possa assumir os diversos tipos de discursos e consequentemente produzirem textos de qualidade. Temos percebido ao longo de nossas experiências como professor, que as estratégias de leitura e produção de texto adotadas pelos educadores, não têm sido suficientes para atingirem uma dimensão plena, ou seja, contribuir para que o aluno adquira competência comunicativa que lhe permita argumentar com clareza e segurança.
      Dessa forma, faz-se necessário ampliar o significado da leitura e consequentemente da produção de texto, rompendo com os paradigmas tradicionais e acabando com os equívocos consagrados pelo uso inadequado de interpretação de textos. Para que isso aconteça é necessário que o aluno tenha contato com diferentes gêneros textuais.

Objetivo Geral: 
        Levar para sala de aula diversos gêneros textuais, suas características, especificidades e situações de uso dando ênfase principalmente aos textos narrativos, a fim de que nossos alunos possam ter um contato maior com outros textos que não sejam apenas os já cristalizados no livro didático que de tão batidos, muitas vezes não conseguem despertar no aluno o interesse pela leitura.

Objetivos específicos:
 Ler e interpretar diversos gêneros textuais.
 Distinguir as características de gêneros textuais.
 Reconhecer e relacionar os gêneros textuais com competência socicomunicativa.
 Identificar e diferenciar os gêneros textuais.
Produzir textos coesos e coerentes de acordo com o gênero textual escolhido.

Metodologia:
Dividir a sala em cinco grupos;
Selecionar um gênero textual para ser estudado por cada grupo;
Solicitar que os alunos pesquisem as características e especificidades do gênero textual em estudo; Confeccionar cartazes expondo as características do gênero estudado;
 Socializar com a turma as características do gênero textual de cada grupo;
Cada grupo deverá produzir um texto de acordo com o gênero textual estudado pelo grupo.

Avaliação: 
       O Projeto “Textos jornalísticos como objeto de ensino” pretende instigar o aluno a identificar corretamente alguns gêneros textuais através da leitura, interpretação e produção dos mesmos, por isso, será considerado um bom trabalho quando o educando retratar que realmente é capaz de diferenciar um gênero textual de outro.

Confecção dos trabalhos




Grupo 01
Gênero textual: Conto de fadas


Grupo 02:
Gênero textual: Diário


Grupo 03:
Gênero textual: Poema


Grupo 04:
Gênero textual: Fábula


Grupo 05
Gênero textual: História em quadrinhos

Nenhum comentário: