ROLAR A PAGINA

07/08/2014

O TRABALHO PEDAGÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO


          A  a sala de aula é um ambiente formativo que ocupa uma posição central no processo de alfabetização para as crianças do Ensino Fundamental.
        A sala de aula deve se constituir como um espaço no qual as crianças ficarão imersas no processo de apropriação da leitura e da escrita da língua materna, bem como da linguagem matemática, com ampla exposição dos alunos aos materiais impressos que nos envolvem cotidianamente e possibilitam explicitar a função social da escrita. Veremos a importância da presença nesse espaço de materiais que
remetam também para a função social da Matemática, como: gráficos, tabelas, informações numéricas diversas, etc.
    As brincadeiras e as expressões culturais da infância precisam estar presentes na sala de aula de modo a tê-la como um ambiente formativo/alfabetizador, privilegiado e como um local em que ocorrem interações e descobertas múltiplas, repletas de significação. Nesse sentido, é importante que o professor, no momento de organizar a sala como um espaço para a Alfabetização Matemática, considere que brincar, imaginar, expressar-se nas múltiplas linguagens são direitos da criança, que contribuem para a aprendizagem e para o desenvolvimento delas.
       Na Alfabetização Matemática, esse movimento de trazer para as aulas as experiências vividas é imprescindível, pois é conhecendo e respeitando as culturas da infância que o professor terá melhor condição para dar sequência às falas dos
alunos. É nesse sentido que entendemos a sala de aula como uma comunidade de aprendizagem, onde alunos e professores aprendem de forma colaborativa.
    Pensar a organização do trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática.
                                                                    (PNAIC-MAT-Caderno01)
     O trabalho organizado e executado na escola consistem no planejamento elaborado visualizando a aprendizagem,garantindo os direitos de aprendizagens dos alunos  destacando a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização.
     Destacamos algumas atividades abaixo realizadas por nossos profissionais em sala de aula.  

1º ANO-PROF: LUCIANA/ ATIVIDADE COM AS FRUTAS
OBJETIVO:-MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS QUE COMER BEM, É COMER ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
       NESTA AULA  OS AULUNOS CONHECERAM, COMPREEDERAM E APRENDERAM COMO SE ORGANIZA UM GRÁFICO. LOGO EM SEGUIDA ESLES ENTEDERAM A IMPORTANCIA DA PARTILHA, E COMO A MESMA PODE BENEFICIAR OS COLEGAS E A SI MESMO.

1º ANO-PROF:LUCIANA /Produção textual do livro a girafa Gigi
       Objetivo: Conhecer um texto e construir um outro  a partir da leitura do livro .
       Depois da leitura as crianças identificou os animais selvagens e diferenciar dos animais doméstico.

         
     2º ANO –PROF..GILMARA/ATIVIDADE DE LEITURA
Objetivo:Estimular o hábito  da leitura   desenvolver  e trabalhar o raciocínio da criança.



                2º ANO –PROF..GILMARA/Atividades de leitura de tabelas e gráficos.
         Objetivos: interpretar e elaborar listas, tabelas simples e gráficos de barras para comunicar a informações  do cotidiano. A professora trabalhou o conhecimento sobre os  tipos  de alimentos naturais e saudáveis.



       3º ANO B-PROF.DELMA/ –ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL E CONFECÇÃO DE LEMBRANCINHAS.
       OBJETIVO:ESTIMULAR A AFETIVIDADE ENTRE AS CRIANÇAS E AS MÃES.
       DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, APRIMORANDO AS HABILIDADES ARTÍSTICAS .
  


3º ANO B-PROF.DELMA /A PROFESSORA  TRABALHOU UMA LEITURA COMPARTILHADA  SOBRE AS MÃES , LOGO EM SEGUIDA OS ALUNOS INICIARAM UMA CONFECÇÃI DE LEMBRANÇAS PARA AS MÃES.


                                                       4º ano B-PROF. Mª Conceição
                                ATIVIDADES: REGIÕES BRASILEIRAS
 
                                                    Objetivos. 
-Conhecer a divisão do Brasil em regiões administrativas proposta pelo IBGE.
        -Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.
    -Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.


                                           5º ANO A –Prof:Ilza
                               Atividade de Roda de Leitura
Objetivo: Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;






Nenhum comentário: