A a sala de aula é um ambiente formativo que ocupa uma posição central no processo de alfabetização para as crianças do Ensino Fundamental.
A sala de aula deve se constituir como um espaço no qual as crianças ficarão imersas no processo de apropriação da leitura e da escrita da língua materna, bem como da linguagem matemática, com ampla exposição dos alunos aos materiais impressos que nos envolvem cotidianamente e possibilitam explicitar a função social da escrita. Veremos a importância da presença nesse espaço de materiais que
remetam também para a função social da Matemática, como: gráficos, tabelas, informações numéricas diversas, etc.
As brincadeiras e as expressões culturais
da infância precisam estar presentes na sala de aula de modo a tê-la como um ambiente formativo/alfabetizador, privilegiado e como um local em que ocorrem interações e descobertas múltiplas,
repletas de significação. Nesse sentido, é importante que o professor, no
momento de organizar a sala como um espaço para a Alfabetização Matemática, considere
que brincar, imaginar, expressar-se nas múltiplas linguagens são direitos da
criança, que contribuem para a aprendizagem e para o desenvolvimento delas.
Na Alfabetização Matemática, esse movimento de trazer para as aulas as experiências vividas é imprescindível, pois é conhecendo e respeitando as culturas da infância que o professor terá melhor condição para dar sequência às falas dos
alunos. É nesse sentido que entendemos a sala de aula como uma comunidade de aprendizagem, onde alunos e professores aprendem de forma colaborativa.
Pensar a organização do trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática. (PNAIC-MAT-Caderno01)
Na Alfabetização Matemática, esse movimento de trazer para as aulas as experiências vividas é imprescindível, pois é conhecendo e respeitando as culturas da infância que o professor terá melhor condição para dar sequência às falas dos
alunos. É nesse sentido que entendemos a sala de aula como uma comunidade de aprendizagem, onde alunos e professores aprendem de forma colaborativa.
Pensar a organização do trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática. (PNAIC-MAT-Caderno01)
O
trabalho organizado e executado na escola consistem no planejamento elaborado
visualizando a aprendizagem,garantindo os direitos de aprendizagens dos
alunos destacando a intencionalidade
pedagógica como elemento essencial no processo de
alfabetização.
Destacamos algumas atividades abaixo realizadas por nossos profissionais em sala de aula.
Destacamos algumas atividades abaixo realizadas por nossos profissionais em sala de aula.
1º
ANO-PROF: LUCIANA/ ATIVIDADE COM AS FRUTAS
OBJETIVO:-MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS QUE COMER BEM, É COMER ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
NESTA AULA OS AULUNOS CONHECERAM, COMPREEDERAM E APRENDERAM COMO SE ORGANIZA UM GRÁFICO. LOGO EM SEGUIDA ESLES ENTEDERAM A IMPORTANCIA DA PARTILHA, E COMO A MESMA PODE BENEFICIAR OS COLEGAS E A SI MESMO.
OBJETIVO:-MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS QUE COMER BEM, É COMER ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
NESTA AULA OS AULUNOS CONHECERAM, COMPREEDERAM E APRENDERAM COMO SE ORGANIZA UM GRÁFICO. LOGO EM SEGUIDA ESLES ENTEDERAM A IMPORTANCIA DA PARTILHA, E COMO A MESMA PODE BENEFICIAR OS COLEGAS E A SI MESMO.
1º ANO-PROF:LUCIANA /Produção
textual do livro a girafa Gigi
Objetivo: Conhecer um texto e construir um outro a partir da leitura do livro .
Depois da leitura as crianças identificou os animais selvagens e diferenciar dos animais doméstico.
Objetivo: Conhecer um texto e construir um outro a partir da leitura do livro .
Depois da leitura as crianças identificou os animais selvagens e diferenciar dos animais doméstico.

2º ANO –PROF..GILMARA/ATIVIDADE DE LEITURA
Objetivo:Estimular o hábito da leitura desenvolver e trabalhar o raciocínio da criança.
2º ANO –PROF..GILMARA/Atividades de leitura de tabelas e gráficos.
Objetivos: interpretar e elaborar listas, tabelas simples e gráficos de barras para comunicar a informações do cotidiano. A professora trabalhou o conhecimento sobre os tipos de alimentos naturais e saudáveis.
3º
ANO B-PROF.DELMA/ –ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL E CONFECÇÃO DE
LEMBRANCINHAS.
OBJETIVO:ESTIMULAR A AFETIVIDADE ENTRE AS CRIANÇAS E AS MÃES.
DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, APRIMORANDO AS HABILIDADES ARTÍSTICAS .
OBJETIVO:ESTIMULAR A AFETIVIDADE ENTRE AS CRIANÇAS E AS MÃES.
DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, APRIMORANDO AS HABILIDADES ARTÍSTICAS .
3º ANO B-PROF.DELMA /A PROFESSORA TRABALHOU UMA LEITURA COMPARTILHADA SOBRE AS MÃES , LOGO EM SEGUIDA OS ALUNOS INICIARAM UMA CONFECÇÃI DE LEMBRANÇAS PARA AS MÃES.
ATIVIDADES: REGIÕES BRASILEIRAS
Objetivos.
-Conhecer a divisão do Brasil em regiões administrativas proposta pelo IBGE.
-Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.
-Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.
5º ANO A –Prof:Ilza
Atividade de Roda de Leitura
Objetivo: Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
Atividade de Roda de Leitura
Objetivo: Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
Nenhum comentário:
Postar um comentário