PROJETO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
(Construindo uma Gestão Democrática Participativa)
Justificativa
A avaliação institucional
faz parte de uma gestão democrática no qual todos os envolvidos no
processo de ensino aprendizagem colaboram para uma gestão de
qualidade. Nesse sentido, estamos implementando essa avaliação com
o intuito de melhorar cada vez mais a organização da escola tanto
na parte administrativa quanto pedagógica.
Sabe-se que os órgãos
públicos avaliam as escolas com a finalidade de a partir dos
resultados obtidos, repensar as políticas para a educação nos
aspectos infra-estruturais, administrativos e pedagógicos.
Dessa maneira, a equipe
escolar Rosália Correia neste ano de dois mil e treze
especificamente realizará a Avaliação Institucional com o
propósito de refletirmos e analisarmos mediante os resultados
sobre os aspectos relevantes e significativos do processo ensino
aprendizagem, tais como; o plano de ação da escola, o trabalho dos
docentes e demais funcionários, a administração, o espaço físico
e as relações interpessoais. Portanto as sugestões construtivas
serão de extrema relevância para melhoria da qualidade escolar em
todos os aspectos.
Objetivo Geral:
Avaliar a instituição como
um todo, quanto aos seus aspectos administrativos e pedagógicos.
Objetivos Específicos:
- Verificar a relação de teoria e prática do professor;
- Verificar como a família percebe a instituição como um todo;
- Investigar como se dá à relação da família com a escola;
- Analisar os diversos espaços físicos da instituição;
- Verificar o trabalho do gestor na concepção da família e funcionários no que diz respeito ao acompanhamento em todos os setores, quanto às relações sociais e pedagógicas.
Metodologia
Nessa perspectiva o método
utilizado será uma assembleia com os pais ou responsáveis na qual
pontuaremos os itens a serem avaliados, no que diz respeito a todo
processo educacional da escola e, por meio de um questionário com
todos os funcionários; através do qual coletaremos os dados que
serão de fundamental importância para analisar os objetivos
propostos.
Pretendemos alcançar com essa
avaliação todos os segmentos da escola; 1º ao 9º ano e EJA no que
se referem a docentes, secretaria, serventes, vigias, coordenação,
direção com a participação da comunidade avaliando a gestão,
prática pedagógica, espaço físico, o processo de ensino
aprendizagem, acesso e permanência dos alunos na escola.
Teremos dois momentos para
fazermos todo o processo avaliativo: no primeiro momento
realizaremos uma assembleia com a comunidade; na qual será abordado
o objetivo da avaliação e registrado em ata e preparado um
documento para ser socializado no encontro com os funcionários.
Em outro momento será o
encontro com todos os funcionários, que estarão respondendo um
questionário individual para que a avalição aconteça de forma
fidedigna e tenhamos um resultado preciso a respeito da escola como
um todo, porque é importante e significativo para o crescimento da
equipe em todos os aspectos.
Considerações
Esperamos que, com esta
avaliação, tenhamos respostas coerentes que venham a contribuir
para a construção do plano de ação da escola para o ano de dois
mil e quatorze e a mesma possa desempenhar o seu papel de educar para
formar cidadãos plenos, em parceria com a família e demais
envolvidos neste processo educativo, porque esta não realizará o
trabalho sozinha. Para tanto, após a avaliação analisaremos todos
os questionários e colheremos as sugestões que favorecerá na
construção do nosso trabalho quanto equipe escolar.
Cronograma
AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL
|
DATA
|
HORÁRIO
|
PAIS
OU RESPONSÁVEIS
|
18/12
|
16:00
|
FUNCIONÁRIOS
|
21/12
|
08:00
|
Por meio desta avaliação
responda marcando com um X:
:) Insatisfeito
:/ Satisfeito
:( Totalmente satisfeito
Como é o ambiente
educativo da escola?
*O ambiente da escola é
atrativo, proporciona um elo de harmonia entre a equipe escolar, pais
e alunos.
*Os funcionários da escola
são compromissados com as atividades que desenvolvem.
*Os pais são sempre atendidos
com atenção pela direção, coordenação, orientação e demais
funcionários.
*Quando algum aluno maltrata o
colega, professor ou outro funcionário os profissionais da escola
procuram resolver os problemas com base no diálogo ou os pais são
notificados.
Plano de ação da escola
*A escola possui um plano de
ação que norteou o trabalho em todas as atividades da mesma.
*Professores, pais,
funcionários tem conhecimento do P.P.P (Projeto Político
Pedagógico).
Planejamento
*Os professores planejam suas
aulas regularmente, trocam ideias entre si nas horas pedagógicas.
*Os professores diversificam
suas aulas, com estratégias e dinâmicas e utilizam de recursos
pedagógicos necessários.
*Os professores trabalham os
conteúdos relacionando a realidade.
*A escola promoveu palestras
com temáticas educativas (gravidez na adolescência, violência,
Bullying, sexualidade, dentre outras).
*Os professores fazem uso de
diversos instrumentos para a realização da avaliação ( trabalhos
em grupos, seminários, atividades individuais dentre outros).
*Os pais são informados das
razões pelos quais os alunos não desenvolveram nas aulas nas
respectivas disciplinas.
*Todos os professores
responsáveis pela alfabetização inicial elaboram e realizam seus
planos de aula considerando as formações realizadas pelo núcleo
pedagógico.
Prática Pedagógica
*A escola conta com
profissionais de apoio pedagógico responsáveis pelo desenvolvimento
da parte pedagógica, como coordenação e orientação e os mesmos
desempenham suas funções integralmente.
*A coordenação pedagógica
desenvolve seu trabalho no acompanhamento com os professores nas
horas pedagógicas, realizando formação continuada.
*A coordenação acompanha os
professores nos preenchimentos dos diários, informativos,
organizações de projetos e ações a serem executadas no âmbito
escolar.
*A direção promove reuniões
periódicas entre sua equipe pedagógica para discutir sobre o
andamento das atividades da escola.
*As decisões sobre aprovação,
reprovação e outras questões referentes a toda a vivência do
aluno na escola são discutidas e planejadas no conselho de classe.
*A equipe pedagógica e
direção discutem ao longo do ano os casos dos alunos que estão com
dificuldades de aprendizagem e planeja ações para sanar tais
dificuldades.
*A coordenação e orientação
sempre se reúnem para discussão das dificuldades dos alunos,
frequência e indisciplina na sala de aula e procuram resolver as
problemáticas existentes em equipe.
*A escola oferece oportunidades
especiais para os alunos com dificuldades de aprendizagem com; aulas
de reforço, atividades diferenciadas dentre outras.
*Acesso e aproveitamento da
biblioteca e equipamentos disponíveis na escola.
*A biblioteca da escola possui
um bom acervo de livros e literaturas adequados ao nível de cada
aluno.
*O profissional que trabalha na
biblioteca da escola consegue desenvolver e auxiliar a todos os
alunos e professores no bom uso do material disponível.
*A escola fornece aos alunos o
empréstimo de livros para os mesmos ler em casa ou na sala.
*O laboratório de informática
(Proinfo) está acessível para alunos e professores para aprimorarem
seus conhecimentos, e esta tem um cronograma de horários para
atender toda a demanda da escola.
*Apoia e oferece condições
para a realização das reuniões pedagógicas.
*Apoia e oferece condições
para a realização de reuniões do Conselho Escolar, Conselho de
Classe e Reuniões de Pais e Mestres.
*Faz reuniões regulares com
toda a equipe e com cada segmento.
*Pede opinião de alunos, pais,
professores e funcionários antes de tomar decisões.
*Busca junto à Secretaria de
Educação o apoio necessário para aprimorar a qualidade dos
processos de ensino aprendizagem.
*Participa da organização e
abertura das reuniões de pais, observa e analisa a frequência nos
encontros.
*Zela pelo patrimônio escolar.
*Procura garantir os materiais
básicos para alunos e professores.
*Faz reuniões regulares com a
coordenação pedagógica?
*Garante as condições ideais
para a realização dos encontros formativos.
*Entende a escola como lugar de
formação continuada.
*Promove uma gestão
democrática e participativa.
*Demonstra agir com ética e
transparência na condução do projeto educativo e dos processos
administrativos da escola.
*Incentiva a realização de
atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas
que acontecem fora dela.
Conselho Escolar
*O conselho escolar é formado
por representantes de pais e funcionários.
*O conselho escolar tem normas
definidas e conhecidas por todos os funcionários e comunidade
escolar.
*O Conselho escolar discute
juntamente com a equipe escolar e comunidade o que deve ser comprado
com os recursos que a escola recebe dos programas ( Mais educação,
PDDE).
*Pais ou responsáveis, alunos,
professores, direção e funcionários em geral, discutem as
dificuldades de gestão e financiamento da escola e participa nas
iniciativas voltadas á solução do problema.
*A direção da escola é ativa
na busca de recursos e parcerias externas, sem ficar apenas na
dependência dos recursos do PDDE.
Em relação ao espaço
físico;
*O espaço existente é
agradável e acolhedor.
*Há bancos, mesas para que os
alunos possam realizar outras atividades fora da sala de aula.
*O muro ao redor da escola está
em bom estado de conservação.
*Na entrada da escola há
cobertura para acolher os alunos em dias de chuva ou protegê-los do
sol.
*Os alunos tem opção de
atividades diversificadas.
*A escola disponibiliza de
materiais como jogos pedagógicos, bolas, revistas, livros etc...
para realizar diferentes atividades.
*O espaço da sala é
compatível com a quantidade de alunos.
*As salas de aula são limpas,
claras e arejadas.
*Na escola os espaços para
professores, direção, coordenação e orientação estão
adequadas.
*O número de banheiros da
escola atende alunos, professores e funcionários.
Assiduidade da equipe
escolar
*Os professores tem o
compromisso de realizar seu trabalho, ou quando faltam avisam com
antecedência para que a escola tome providências.
*Os funcionários da escola
começam e terminam suas atividades pontualmente.
*As reuniões pedagógicas
acontecem nas datas e horários marcados.
*A direção da escola é
presente em todos os segmentos da escola nos devidos horários.
*A equipe escolar se preocupa
com a ausência do aluno e procuram de alguma maneira as famílias
para resolução do problema.
*A direção, coordenação,
orientação e professores.
*Promove reunião de pais em
horários adequados à sua rotina.
*Informa a comunidade sobre os
projetos em andamento na escola e convida a todos a participarem.
*Promoveu reuniões e informou
sobre a importância do Conselho Escolar e como participar dele.
*Usa os murais da escola para
divulgar e expor os trabalhos dos alunos e convida-os para os eventos
que a escola realiza.
*Leva em consideração a
cultura da comunidade e das famílias no projeto educativo da escola.
*O serviço da secretaria é
organizado e desempenha um bom trabalho.
Opiniões e sugestões:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário