ROLAR A PAGINA

09/12/2013


PROJETO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

(Construindo uma Gestão Democrática Participativa)

Justificativa
A avaliação institucional faz parte de uma gestão democrática no qual todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem colaboram para uma gestão de qualidade. Nesse sentido, estamos implementando essa avaliação com o intuito de melhorar cada vez mais a organização da escola tanto na parte administrativa quanto pedagógica.
Sabe-se que os órgãos públicos avaliam as escolas com a finalidade de a partir dos resultados obtidos, repensar as políticas para a educação nos aspectos infra-estruturais, administrativos e pedagógicos.
Dessa maneira, a equipe escolar Rosália Correia neste ano de dois mil e treze especificamente realizará a Avaliação Institucional com o propósito de refletirmos e analisarmos mediante os resultados sobre os aspectos relevantes e significativos do processo ensino aprendizagem, tais como; o plano de ação da escola, o trabalho dos docentes e demais funcionários, a administração, o espaço físico e as relações interpessoais. Portanto as sugestões construtivas serão de extrema relevância para melhoria da qualidade escolar em todos os aspectos.

Objetivo Geral:
Avaliar a instituição como um todo, quanto aos seus aspectos administrativos e pedagógicos.

Objetivos Específicos:

      • Verificar a relação de teoria e prática do professor;
      • Verificar como a família percebe a instituição como um todo;
      • Investigar como se dá à relação da família com a escola;
  • Analisar os diversos espaços físicos da instituição;
  • Verificar o trabalho do gestor na concepção da família e funcionários no que diz respeito ao acompanhamento em todos os setores, quanto às relações sociais e pedagógicas.

Metodologia

Nessa perspectiva o método utilizado será uma assembleia com os pais ou responsáveis na qual pontuaremos os itens a serem avaliados, no que diz respeito a todo processo educacional da escola e, por meio de um questionário com todos os funcionários; através do qual coletaremos os dados que serão de fundamental importância para analisar os objetivos propostos.
Pretendemos alcançar com essa avaliação todos os segmentos da escola; 1º ao 9º ano e EJA no que se referem a docentes, secretaria, serventes, vigias, coordenação, direção com a participação da comunidade avaliando a gestão, prática pedagógica, espaço físico, o processo de ensino aprendizagem, acesso e permanência dos alunos na escola.
Teremos dois momentos para fazermos todo o processo avaliativo: no primeiro momento realizaremos uma assembleia com a comunidade; na qual será abordado o objetivo da avaliação e registrado em ata e preparado um documento para ser socializado no encontro com os funcionários.
Em outro momento será o encontro com todos os funcionários, que estarão respondendo um questionário individual para que a avalição aconteça de forma fidedigna e tenhamos um resultado preciso a respeito da escola como um todo, porque é importante e significativo para o crescimento da equipe em todos os aspectos.

Considerações

Esperamos que, com esta avaliação, tenhamos respostas coerentes que venham a contribuir para a construção do plano de ação da escola para o ano de dois mil e quatorze e a mesma possa desempenhar o seu papel de educar para formar cidadãos plenos, em parceria com a família e demais envolvidos neste processo educativo, porque esta não realizará o trabalho sozinha. Para tanto, após a avaliação analisaremos todos os questionários e colheremos as sugestões que favorecerá na construção do nosso trabalho quanto equipe escolar.

Cronograma

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DATA
HORÁRIO
PAIS OU RESPONSÁVEIS
18/12
16:00
FUNCIONÁRIOS
21/12
08:00


Por meio desta avaliação responda marcando com um X:
:)  Insatisfeito
:/ Satisfeito
:( Totalmente satisfeito


Como é o ambiente educativo da escola?

*O ambiente da escola é atrativo, proporciona um elo de harmonia entre a equipe escolar, pais e alunos.
*A escola promove eventos que envolvem alunos, professores e comunidade.
*Os funcionários da escola são compromissados com as atividades que desenvolvem.
*Os pais são sempre atendidos com atenção pela direção, coordenação, orientação e demais funcionários.
*Quando algum aluno maltrata o colega, professor ou outro funcionário os profissionais da escola procuram resolver os problemas com base no diálogo ou os pais são notificados.

Plano de ação da escola

*A escola possui um plano de ação que norteou o trabalho em todas as atividades da mesma.
*Professores, pais, funcionários tem conhecimento do P.P.P (Projeto Político Pedagógico).


Planejamento

*Os professores planejam suas aulas regularmente, trocam ideias entre si nas horas pedagógicas.
*Os professores diversificam suas aulas, com estratégias e dinâmicas e utilizam de recursos pedagógicos necessários.
*Os professores trabalham os conteúdos relacionando a realidade.
*A escola promoveu palestras com temáticas educativas (gravidez na adolescência, violência, Bullying, sexualidade, dentre outras).
*Os professores fazem uso de diversos instrumentos para a realização da avaliação ( trabalhos em grupos, seminários, atividades individuais dentre outros).
*Os pais são informados das razões pelos quais os alunos não desenvolveram nas aulas nas respectivas disciplinas.
*Todos os professores responsáveis pela alfabetização inicial elaboram e realizam seus planos de aula considerando as formações realizadas pelo núcleo pedagógico.

Prática Pedagógica

*A escola conta com profissionais de apoio pedagógico responsáveis pelo desenvolvimento da parte pedagógica, como coordenação e orientação e os mesmos desempenham suas funções integralmente.
*A coordenação pedagógica desenvolve seu trabalho no acompanhamento com os professores nas horas pedagógicas, realizando formação continuada.
*A coordenação acompanha os professores nos preenchimentos dos diários, informativos, organizações de projetos e ações a serem executadas no âmbito escolar.
*A direção promove reuniões periódicas entre sua equipe pedagógica para discutir sobre o andamento das atividades da escola.
*As decisões sobre aprovação, reprovação e outras questões referentes a toda a vivência do aluno na escola são discutidas e planejadas no conselho de classe.
*A equipe pedagógica e direção discutem ao longo do ano os casos dos alunos que estão com dificuldades de aprendizagem e planeja ações para sanar tais dificuldades.
*A coordenação e orientação sempre se reúnem para discussão das dificuldades dos alunos, frequência e indisciplina na sala de aula e procuram resolver as problemáticas existentes em equipe.
*A escola oferece oportunidades especiais para os alunos com dificuldades de aprendizagem com; aulas de reforço, atividades diferenciadas dentre outras.
*Acesso e aproveitamento da biblioteca e equipamentos disponíveis na escola.
*A biblioteca da escola possui um bom acervo de livros e literaturas adequados ao nível de cada aluno.
*O profissional que trabalha na biblioteca da escola consegue desenvolver e auxiliar a todos os alunos e professores no bom uso do material disponível.
*A escola fornece aos alunos o empréstimo de livros para os mesmos ler em casa ou na sala.
*O laboratório de informática (Proinfo) está acessível para alunos e professores para aprimorarem seus conhecimentos, e esta tem um cronograma de horários para atender toda a demanda da escola.

Em relação ao trabalho da direção:

*Apoia e oferece condições para a realização das reuniões pedagógicas.
*Apoia e oferece condições para a realização de reuniões do Conselho Escolar, Conselho de Classe e Reuniões de Pais e Mestres.
*Faz reuniões regulares com toda a equipe e com cada segmento.
*Pede opinião de alunos, pais, professores e funcionários antes de tomar decisões.
*Busca junto à Secretaria de Educação o apoio necessário para aprimorar a qualidade dos processos de ensino aprendizagem.
*Participa da organização e abertura das reuniões de pais, observa e analisa a frequência nos encontros.
*Zela pelo patrimônio escolar.
*Procura garantir os materiais básicos para alunos e professores.
*Faz reuniões regulares com a coordenação pedagógica?
*Garante as condições ideais para a realização dos encontros formativos.
*Entende a escola como lugar de formação continuada.
*Promove uma gestão democrática e participativa.
*Demonstra agir com ética e transparência na condução do projeto educativo e dos processos administrativos da escola.
*Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela.

Conselho Escolar
*O conselho escolar é formado por representantes de pais e funcionários.
*O conselho escolar tem normas definidas e conhecidas por todos os funcionários e comunidade escolar.
*O Conselho escolar discute juntamente com a equipe escolar e comunidade o que deve ser comprado com os recursos que a escola recebe dos programas ( Mais educação, PDDE).
*Pais ou responsáveis, alunos, professores, direção e funcionários em geral, discutem as dificuldades de gestão e financiamento da escola e participa nas iniciativas voltadas á solução do problema.
*A direção da escola é ativa na busca de recursos e parcerias externas, sem ficar apenas na dependência dos recursos do PDDE.

Em relação ao espaço físico;

*O espaço existente é agradável e acolhedor.
*Há bancos, mesas para que os alunos possam realizar outras atividades fora da sala de aula.
*O muro ao redor da escola está em bom estado de conservação.
*Na entrada da escola há cobertura para acolher os alunos em dias de chuva ou protegê-los do sol.
*Os alunos tem opção de atividades diversificadas.
*A escola disponibiliza de materiais como jogos pedagógicos, bolas, revistas, livros etc... para realizar diferentes atividades.
*O espaço da sala é compatível com a quantidade de alunos.
*As salas de aula são limpas, claras e arejadas.
*Na escola os espaços para professores, direção, coordenação e orientação estão adequadas.
*O número de banheiros da escola atende alunos, professores e funcionários.

Assiduidade da equipe escolar

*Os professores tem o compromisso de realizar seu trabalho, ou quando faltam avisam com antecedência para que a escola tome providências.
*Os funcionários da escola começam e terminam suas atividades pontualmente.
*As reuniões pedagógicas acontecem nas datas e horários marcados.
*A direção da escola é presente em todos os segmentos da escola nos devidos horários.
*A equipe escolar se preocupa com a ausência do aluno e procuram de alguma maneira as famílias para resolução do problema.

Comunidade

*A direção, coordenação, orientação e professores.
*Promove reunião de pais em horários adequados à sua rotina.
*Informa a comunidade sobre os projetos em andamento na escola e convida a todos a participarem.
*Promoveu reuniões e informou sobre a importância do Conselho Escolar e como participar dele.
*Usa os murais da escola para divulgar e expor os trabalhos dos alunos e convida-os para os eventos que a escola realiza.
*Leva em consideração a cultura da comunidade e das famílias no projeto educativo da escola.
*O serviço da secretaria é organizado e desempenha um bom trabalho.

Opiniões e sugestões:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário: