PORQUE
PLANEJAR
Ensinar bem é... saber planejar
O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra.
O
planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico,
porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas
são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de
planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e a
sequência ou projeto didático. O primeiro traz orientações gerais
que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais
amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas,
conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. A
sequência didática é a previsão de conteúdo de um conjunto de
aulas e o projeto um trabalho mais longo e complexo.
O
planejamento escolar é um processo de racionalização, organização
e coordenação da atividade do professor, que articula o que
acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações
e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar
precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades —
senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à
escola e/ou ao professor.
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Planejar
é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre
professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não
quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado.
Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de
Aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe. Planejar requer:
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe. Planejar requer:
·
pesquisar
sempre;
·
ser
criativo na elaboração da aula;
·
estabelecer
prioridades e limites;
·
estar
aberto para acolher o aluno e sua realidade;
·
ser
flexível para replanejar sempre que necessário.
Leve
sempre em conta:
·
as
características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
·
os
objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
·
o
conteúdo de cada série;
·
os
objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
·
as
condições objetivas de trabalho.
Com
base nisso, defina:
·
o
que vai ensinar;
·
como
vai ensinar;
·
quando
vai ensinar;
·
o
que, como e quando avaliar.
FOTOS DA FORMAÇÃO DO ENSINO
FUNDAMENTAL 2
FOTOS DA FORMAÇÃO DO EJA
PROFESSORES DE GEOGRAFIA
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E
INGLÊS
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PROFESSORES DE CIÊNCIAS
E GEOGRAFIA
PROFESSORES DE HISTÓRIA
PROFESSORES DE ARTES
PROFESSORES DO FUNDAMENTAL MENOR
E A 1ª 2º ETAPA E EJA
PROFESSORES DO FUNDAMENTAL MENOR
E A COORDENADORA LUCIANA
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