ROLAR A PAGINA

13/05/2014

PLANEJAMENTO DA ESCOLA ROSÁLIA CORREIA



PORQUE PLANEJAR

Ensinar bem é... saber planejar

O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra.

O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e a sequência ou projeto didático. O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. A sequência didática é a previsão de conteúdo de um conjunto de aulas e o projeto um trabalho mais longo e complexo.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.

Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.

Trabalho coletivo
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.

E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de

Aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.
Planejar requer:
·     pesquisar sempre;
·     ser criativo na elaboração da aula;
·     estabelecer prioridades e limites;
·     estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
·     ser flexível para replanejar sempre que necessário.
          Leve sempre em conta:
·     as características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
·     os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
·     o conteúdo de cada série;
·     os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
·     as condições objetivas de trabalho.

         Com base nisso, defina:
·     o que vai ensinar;
·     como vai ensinar;
·     quando vai ensinar;
·     o que, como e quando avaliar.


FOTOS DA FORMAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2





FOTOS DA FORMAÇÃO DO EJA

PROFESSORES DE GEOGRAFIA
  
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E INGLÊS

PROFESSORES DE MATEMÁTICA

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA

PROFESSORES DE HISTÓRIA
PROFESSORES DE ARTES

PROFESSORES DO FUNDAMENTAL MENOR


E A 1ª 2º ETAPA E EJA


PROFESSORES DO FUNDAMENTAL MENOR
E A COORDENADORA LUCIANA



Nenhum comentário: