PROJETO VIAJANDO PELA LEITURA
EMEF
ROSÁLIA CORREIA
PROFESSORA
RESPONSÁVEL: MARIA WILMA ARAÚJO NEVES.
PÚBLICO
ALVO: ALUNOS DO 6º ao 9º ANO.
1.
JUSTIFICATIVA:
Diante do acentuado déficit em compreensão e
interpretação textual apresentado pela consolidação dos resultados da avaliação
diagnóstica realizada no início deste ano, nas turmas de 6º ao 9º ano,
concluímos que um dos fatores que contribui para esses resultados é o baixo
nível de proficiência leitora dos alunos. Diante dos resultados apresentados, é
perceptível a relevância da criação de um ambiente que intensifique a prática
de leitura, a partir da reflexão acerca das atividades pedagógicas
desenvolvidas pela escola e a promoção de ações que possibilitem minimizar
essas deficiências.
Nesta
perspectiva resolvemos elaborar o “Projeto Viajando pela Leitura”, que consiste
na leitura de um livro a cada bimestre do ano letivo, sistematizado por uma
sequência didática integrada ao planejamento de sala de aula que contribua para
a melhoria na qualidade de ensino ofertado, acreditando que a leitura é a chave
que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes,
desenvolver a compreensão e a comunicação.
2.
OBJETIVO GERAL:
Esse projeto busca através de um trabalho
conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a
desenvolver o gosto pela leitura e pela produção de textos, possibilitando que
estes se tornem leitores e escritores reflexivos, críticos e participativos da
sociedade em que se encontram inseridos.
3.
METODOLOGIA:
Cada turma deverá ler livros de diferentes
gêneros textuais como romances, crônicas, contos... Devendo a turma ser
dividida em duplas, e distribuído 1 livro para cada dupla de modo que cada um
leia o livro na íntegra. Após a leitura do livro os alunos farão a resenha da
obra lida, sendo que cada dupla deverá apresentar, também, oralmente um resumo
do livro que leram. No momento da apresentação o professor sorteará a sequência
das duplas a apresentarem o trabalho.
4. RECURSOS MATERIAIS:
Será basicamente o empréstimo de Livros
Paradidáticos da biblioteca da escola (Rosália Correia), bem como a
disponibilidade de alguns recursos tecnológicos que a escola pode oferecer
como: os computadores do programa PROINFO para pesquisas e produção de textos
solicitados, TV, DVD, Data show, Câmera fotográfica Digital, filmadora entre
outros recursos que a escola dispõe.
5.
AVALIAÇÂO:
Será realizada de forma contínua, cumulativa e
sistemática, no decorrer do projeto e em especial nos momentos de apresentação
das atividades propostas, com o objetivo de diagnosticar e buscar identificar
os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica, com
interação necessária em um processo de construção e de reconstrução que depende
de novas tomadas de decisões, com foco nos objetivos propostos.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário