PENSANDO
NA REALIDADE ATUAL EM QUE A EJA SE TORNA AOS POUCOS CADA VEZ MAIS INCLUSIVA, E RECEBE CADA VEZ MAIS ALUNOS COM NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS, COMO SERIA
A
ESCOLA SEGUNDO FREIRE (1987) O DIREITO À EDUCAÇÃO NÃO SE REDUZ SOMENTE A ESTAR
NA ESCOLA, MAS SIM EM APRENDER. E, APRENDER PARA TOMAR CONSCIÊNCIA DE SEU
ESTADO DE OPRESSÃO, PARA QUE ASSIM POSSA SE LIBERTAR DAQUELES QUE O OPRIMEM.
E PARA
QUE OS JOVENS E ADULTOS POSSAM APRENDER ADEQUADAMENTE, É PRECISO CONSIDERAR O CONHECIMENTO
QUE ESTES ESTUDANTES POSSUEM. EM GERAL, OS ESTUDANTES DA EJA POSSUEM UMA CONSIDERÁVEL
EXPERIÊNCIA DE VIDA. E, JÁ APRENDERAM DIFERENTES COISAS EM DIFERENTES CONTEXTOS
PELA NECESSIDADE QUE A VIDA LHES IMPÕE. ESTES ALUNOS TÊM CONHECIMENTO, AINDA
QUE INADEQUADOS DO PONTO DE VISTA ESCOLAR, DAQUILO QUE SE DISCUTE EM SALA DE
AULA.
O
INDIVÍDUO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL É CAPAZ DE APRENDER,
NECESSITANDO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS QUE FAVOREÇAM SUA APRENDIZAGEM
CONFORME DESTACADO NOS TEXTOS DE VYGOTSKI (1983), O MODO QUE A ESCOLA, E A
SOCIEDADE COMO UM TODO, POR VEZES TRATA ESTA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PODE SER
CONSIDERADA UMA FORMA DE OPRESSÃO.
A
ESCOLA TENDO ESSA VISÃO ORGANIZA AÇÕES
HUMANIZADORA E PLANEJADA
BUSCANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A INCLUSÃO DESTE ALUNO .
Nenhum comentário:
Postar um comentário