ROLAR A PAGINA

18/09/2014

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EJA

     PENSANDO NA REALIDADE ATUAL EM QUE A EJA SE TORNA AOS POUCOS CADA VEZ MAIS INCLUSIVA, E  RECEBE CADA VEZ MAIS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, COMO SERIA
     A ESCOLA SEGUNDO FREIRE (1987) O DIREITO À EDUCAÇÃO NÃO SE REDUZ SOMENTE A ESTAR NA ESCOLA, MAS SIM EM APRENDER. E, APRENDER PARA TOMAR CONSCIÊNCIA DE SEU ESTADO DE OPRESSÃO, PARA QUE ASSIM POSSA SE LIBERTAR DAQUELES QUE O OPRIMEM.
     E PARA QUE OS JOVENS E ADULTOS POSSAM APRENDER ADEQUADAMENTE, É PRECISO CONSIDERAR O CONHECIMENTO QUE ESTES ESTUDANTES POSSUEM. EM GERAL, OS ESTUDANTES DA EJA POSSUEM UMA CONSIDERÁVEL EXPERIÊNCIA DE VIDA. E, JÁ APRENDERAM DIFERENTES COISAS EM DIFERENTES CONTEXTOS PELA NECESSIDADE QUE A VIDA LHES IMPÕE. ESTES ALUNOS TÊM CONHECIMENTO, AINDA QUE INADEQUADOS DO PONTO DE VISTA ESCOLAR, DAQUILO QUE SE DISCUTE EM SALA DE AULA.
    O INDIVÍDUO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL É CAPAZ DE APRENDER, NECESSITANDO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS QUE FAVOREÇAM SUA APRENDIZAGEM CONFORME DESTACADO NOS TEXTOS DE VYGOTSKI (1983), O MODO QUE A ESCOLA, E A SOCIEDADE COMO UM TODO, POR VEZES TRATA ESTA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE OPRESSÃO.

A ESCOLA TENDO ESSA VISÃO ORGANIZA AÇÕES  HUMANIZADORA E PLANEJADA  BUSCANDO  A APRENDIZAGEM  DOS CONHECIMENTOS QUE CONTRIBUEM  PARA A INCLUSÃO DESTE ALUNO .





Nenhum comentário: