Diretora: Ana Lucia
Coordenadora do Mas Educação: Ana Maria S. Carvalho
Plano
de ação Programa do Mais Educação; Segundo tempo: 2013.
- Período: 03/2013 á 11/2013.
- Público Alvo: Alunos do 1º Turno regular do 2º ano ao 6º ano.
- Justificativa:
O Programa Mais Educação foi instituído pela portaria
interministerial Nº 17/2007 e pelo Decreto Nº 7.083, de 27 de
Janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da
Educação (PDE) Lei Nº 10.172, de 9 de Janeiro de 2001, instituiu o
Plano Nacional de Educação (PNE), retoma e valoriza a Educação
Interal como possibilidade de formação integral dos alunos das
Escolas Publicas de Ensino Fundamental e, também da Educação
infantil.
O Programa Mais educação tem o objetivo de ampliação progressiva
da jornada escolar para o período de, pelo menos 7 horas. Promover a
participação das comunidades na gestão das escolas, incentivando o
fortalecimento e a instituição de conselhos escolares. Nessa
perspectiva a Escola Rosália Correia terá aula regular pela manhã
e no turno oposto os alunos permanecem na escola, almoçam, e fazem
aulas de letramento (reforço) e atividades esportivas e culturais.
Os alunos permanecerão na unidade escolar e nos espaços externos do
programa por no mínimo 7 horas entre aula e atividades propostas
pelo o programa.
O principal foco dessas atividades é o fortalecimento de hábitos e
valores, onde o aluno seja capaz de ampliar seus conhecimentos e sua
alto formação tronando o um individuo comprometido e motivado a
tirar notas cada vez melhor. Tendo em vista a prática pedagógica
citada por Jascques Delors em seu livro Educação um tesouro a
descobrir (1998). Todas as atividades educacionais devem promover ao
individuo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a
fazer, aprender a conviver e aprender a ser, que indica ao educando
conhecimento crítico e um processo de autoaprendizagem e
corresponsabilidade no processo de aprendizagem.
- Objetivo Geral:
Proporcionar aulas de letramento, à prática esportiva e cultural a
todos os alunos que serão matriculados no Programa Mais Educação,
desenvolvendo atividades de aprendizagem dos alunos sobre a prática
de leitura, esportes, educação, cultura e saúde.
- Objetivos Específicos:
-Promover
reforço escolar e contribuir para melhorar o aprendizado de
crianças, adolescentes e jovens.
-Proporcionar aos alunos diariamente atividades esportivas e
culturais.
-Oferecer
aos alunos conhecimento e vivencias da prática esportiva nas
dimensões lúdicas e inclusivas;
-Fortalecer
hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania dos
alunos;
-Ampliar
o conhecimento dos alunos sobre as práticas esportivas como: regras,
história e tipos de jogos.
-Estimular
a criatividade, e os movimentos corporal;
-Contribuir
para a melhoria da qualidade da Educação física;
-Desenvolver
a linguagem oral a leitura, a escrita dos alunos;
-Motivar
o aluno a tirar notas maiores;
-Promover
atividades de artes semíticas aos alunos (dramatização e
coreografia etc...).
- Ações:
-Realizar
a seleção dos alunos para o cadastramento no SIMEC.
-Reproduzir
Xerox para o termo de responsabilidade.
-Reunir
com os pais para uma explanação do programa e solicitar que assinem
a autorização para os filhos participarem das atividades.
-Reproduzir
copias do contrato dos monitores de acordo com as modalidades.
-Realizar
uma entrevista com os monitores.
-Elaborar
um cronograma dos horários das atividades a ser desenvolvida, local
e turma.
-Realizar
um diagnóstico para selecionar os alunos e as disciplinas criticas
para modalidade do letramento.
-Reproduzir
copias dos relatórios dos monitores e frequência dos alunos (para
cada modalidade).
-Registra
o desenvolvimento das atividades: (para sistematização do workshop
bimestral).
-Elaborar
um relatório para avaliar os trabalhos desenvolvidos.
- Atividades Propostas:
- Letramento:
-Leitura
compartilhada;
-Interpretação
textual oral e escrita.
-Leitura
e reprodução de história (escrita e ilustração).
-Jogos de
caça-palavras, quebra-cabeça.
-Jogos de
dominó (palavras numerais e quantidade, letras sílabas figuras
etc...).
-Dramatização
de história.
-Pesquisa
de assuntos sociais (datas comemorativas, noticias etc...).
-Resolução
de problemas envolvendo conhecimento da sua realidade; (adição,
multiplicação subtração e divisão).
-Produção
de textos, cartazes, frases, ditados de palavras, visual, jogos:
bingo das letras, dominó etc...
- Atividades esportivas:
-Karatê:
História, disciplina, movimentos lutas...
-Capoeira:
História, movimentos, rodas, instrumentos e músicas.
- Dança:
Obs:
Trabalhar de acordo com as datas comemorativas:
- Mês de Março:
-Música
e coreografia sobre a água, dança da região Amazônica; (Dia
Mundial da água).
- Abril:
-Dança
indígena (história e coreografia).
- Maio:
-Músicas
e coreografia sobre as mães.
- Junho:
-Forró,
carimbo, quadrilha, e assim cada mês será trabalhado um tipo de
dança folclórica...
- Jogos esportivos:
-Futsal,
voleibol, basquete, queimada, jogos com bambolê, jogo de damas,
petecas, dominó, pula corda etc...
- Banda Fanfarra:
Historia
e ritmo instrumental e apresentação de desfile.
- Cronograma das atividades:
- Atividade de Letramento:
Aulas de
letramento de segunda-feira á quinta-feira de cada mês, sendo que
cada dia será uma turma diferente para que todos os alunos posam
participar de todas as atividades propostas:
Exemplo:
Segunda-feira (Turmas do 2º ano A e B, 3º ano A e B) Terça-feira
(Turmas do 4º ano A e B) Quarta-feira (Turmas do 5º ano A e B)
Quinta-feira (Turmas do 6º ano A e B).
- Atividades Esportivas:
Cada
modalidade será realizada uma vez por semana de cada mês:
Segunda-feira
(Futsal, Basquete, etc.) Terça-feira (Karatê) Quarta-feira
(Capoeira) Quinta-feira (Dança) Sexta-feira (Banda fanfarra).
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