ROLAR A PAGINA

20/11/2013


Escola M.E.F Rosália Correia
Diretora: Ana Lucia
Coordenadora do Mas Educação: Ana Maria S. Carvalho

Plano de ação Programa do Mais Educação; Segundo tempo: 2013.

  • Período: 03/2013 á 11/2013.
  • Público Alvo: Alunos do 1º Turno regular do 2º ano ao 6º ano.
  • Justificativa:
O Programa Mais Educação foi instituído pela portaria interministerial Nº 17/2007 e pelo Decreto Nº 7.083, de 27 de Janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Lei Nº 10.172, de 9 de Janeiro de 2001, instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), retoma e valoriza a Educação Interal como possibilidade de formação integral dos alunos das Escolas Publicas de Ensino Fundamental e, também da Educação infantil.
O Programa Mais educação tem o objetivo de ampliação progressiva da jornada escolar para o período de, pelo menos 7 horas. Promover a participação das comunidades na gestão das escolas, incentivando o fortalecimento e a instituição de conselhos escolares. Nessa perspectiva a Escola Rosália Correia terá aula regular pela manhã e no turno oposto os alunos permanecem na escola, almoçam, e fazem aulas de letramento (reforço) e atividades esportivas e culturais. Os alunos permanecerão na unidade escolar e nos espaços externos do programa por no mínimo 7 horas entre aula e atividades propostas pelo o programa.
O principal foco dessas atividades é o fortalecimento de hábitos e valores, onde o aluno seja capaz de ampliar seus conhecimentos e sua alto formação tronando o um individuo comprometido e motivado a tirar notas cada vez melhor. Tendo em vista a prática pedagógica citada por Jascques Delors em seu livro Educação um tesouro a descobrir (1998). Todas as atividades educacionais devem promover ao individuo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, que indica ao educando conhecimento crítico e um processo de autoaprendizagem e corresponsabilidade no processo de aprendizagem.

  • Objetivo Geral:
Proporcionar aulas de letramento, à prática esportiva e cultural a todos os alunos que serão matriculados no Programa Mais Educação, desenvolvendo atividades de aprendizagem dos alunos sobre a prática de leitura, esportes, educação, cultura e saúde.

  • Objetivos Específicos:
-Promover reforço escolar e contribuir para melhorar o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens.
-Proporcionar aos alunos diariamente atividades esportivas e culturais.
-Oferecer aos alunos conhecimento e vivencias da prática esportiva nas dimensões lúdicas e inclusivas;
-Fortalecer hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania dos alunos;
-Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as práticas esportivas como: regras, história e tipos de jogos.
-Estimular a criatividade, e os movimentos corporal;
-Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação física;
-Desenvolver a linguagem oral a leitura, a escrita dos alunos;
-Motivar o aluno a tirar notas maiores;
-Promover atividades de artes semíticas aos alunos (dramatização e coreografia etc...).

  • Ações:
-Realizar a seleção dos alunos para o cadastramento no SIMEC.
-Reproduzir Xerox para o termo de responsabilidade.
-Reunir com os pais para uma explanação do programa e solicitar que assinem a autorização para os filhos participarem das atividades.
-Reproduzir copias do contrato dos monitores de acordo com as modalidades.
-Realizar uma entrevista com os monitores.
-Elaborar um cronograma dos horários das atividades a ser desenvolvida, local e turma.
-Realizar um diagnóstico para selecionar os alunos e as disciplinas criticas para modalidade do letramento.
-Reproduzir copias dos relatórios dos monitores e frequência dos alunos (para cada modalidade).
-Registra o desenvolvimento das atividades: (para sistematização do workshop bimestral).
-Elaborar um relatório para avaliar os trabalhos desenvolvidos.

  • Atividades Propostas:
  • Letramento:
-Leitura compartilhada;
-Interpretação textual oral e escrita.
-Leitura e reprodução de história (escrita e ilustração).
-Jogos de caça-palavras, quebra-cabeça.
-Jogos de dominó (palavras numerais e quantidade, letras sílabas figuras etc...).
-Dramatização de história.
-Pesquisa de assuntos sociais (datas comemorativas, noticias etc...).
-Resolução de problemas envolvendo conhecimento da sua realidade; (adição, multiplicação subtração e divisão).
-Produção de textos, cartazes, frases, ditados de palavras, visual, jogos: bingo das letras, dominó etc...
  • Atividades esportivas:
-Karatê: História, disciplina, movimentos lutas...
-Capoeira: História, movimentos, rodas, instrumentos e músicas.
  • Dança:
Obs: Trabalhar de acordo com as datas comemorativas:
  • Mês de Março:
-Música e coreografia sobre a água, dança da região Amazônica; (Dia Mundial da água).
  • Abril:
-Dança indígena (história e coreografia).
  • Maio:
-Músicas e coreografia sobre as mães.
  • Junho:
-Forró, carimbo, quadrilha, e assim cada mês será trabalhado um tipo de dança folclórica...
  • Jogos esportivos:
-Futsal, voleibol, basquete, queimada, jogos com bambolê, jogo de damas, petecas, dominó, pula corda etc...
  • Banda Fanfarra:
Historia e ritmo instrumental e apresentação de desfile.

  • Cronograma das atividades:
  • Atividade de Letramento:
Aulas de letramento de segunda-feira á quinta-feira de cada mês, sendo que cada dia será uma turma diferente para que todos os alunos posam participar de todas as atividades propostas:

Exemplo: Segunda-feira (Turmas do 2º ano A e B, 3º ano A e B) Terça-feira (Turmas do 4º ano A e B) Quarta-feira (Turmas do 5º ano A e B) Quinta-feira (Turmas do 6º ano A e B).

  • Atividades Esportivas:
Cada modalidade será realizada uma vez por semana de cada mês:
Segunda-feira (Futsal, Basquete, etc.) Terça-feira (Karatê) Quarta-feira (Capoeira) Quinta-feira (Dança) Sexta-feira (Banda fanfarra).

Nenhum comentário: