ROLAR A PAGINA

20/11/2013

PROJETO TRILHAS


            O Projeto TRILHAS de Leitura foi criado em 2009, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac). Trata-se de uma tecnologia social com um conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade, e tem o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
              O TRILHAS propõe um conjunto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, ao alcance da meta de atingir 6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País em 2022. Também está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos e o incentivo à leitura em sala de aula.
              Os materiais estão divididos em três conjuntos, sendo:
  • Trilhas para ler e escrever textos;
  • Trilhas para abrir o apetite poético;
  • Trilhas de jogos.

         A escola tem um papel fundamental na vida dos cidadãos, pois é ela que cria ou não as condições e oportunidades para que as pessoas se tornem leitoras, possam construir cultura e ser usuárias da linguagem escrita.
        A decodificação é, sem dúvida, uma dimensão importante, mas não a única implicada na aprendizagem da leitura, uma vez que de nada serve saber decodificar sem poder ir além da letra do texto. O TRILHAS valoriza e cria condições para que as crianças tenham oportunidade de entrar no mundo dos livros, desvendar sua estrutura e conhecer a linguagem que se escreve mesmo antes de ser capaz de ler e escrever autonomamente.
            O nosso objetivo é colaborar para desenvolver a competência linguística das crianças tanto oral quanto escrita.


Nenhum comentário: