ROLAR A PAGINA

21/11/2013


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


           O Programa PACTO PELA EDUCAÇÃO irá atender professores da rede pública municipal que atuam no 1°, 2° e 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do programa é Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto pela Educação, lançado pela Secretaria da Educação do Estado e que visa à melhoria da qualidade das escolas públicas. A escola Rosália Correia está direcionando o trabalho juntamente com os professores para melhorar o desempenho e as habilidades dos nossos alunos.

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

  • 1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
    2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
    3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
    4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

  • Dentro dessa visão, as alfabetizadoras da escola Rosália Correia exercem suas funções de forma plena e com clareza do que ensina e como ensina e trabalhando através de suas práticas as atividades que adquiriram em sua formação através do programa trazendo para a escola a ludicidade o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos.
  • Então a escola apresenta algumas atividades que estão sendo desenvolvidas no decorrer do ano.




Nenhum comentário: